Ciências Biológicas

Ciências Biológicas

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Apresentação

O curso de Ciências Biológicas da oportunidade do acadêmico vivenciar teoria, aulas práticas nos laboratórios, aulas de campo na própria instituição, viagens regionais e estágios curriculares obrigatórios, viabilizando a dinâmica das disciplinas, interação e assimilação do conhecimento da teoria com a realidade.

As disciplinas estão organizadas de forma a contemplar as necessidades de formação de um profissional com o perfil estabelecido nos objetivos do curso.

O curso ainda prevê o oferecimento de oportunidades para que o estudante entre em contato com as experiências reais da profissão, participando de estágios voluntários ou de projetos de pesquisa dos docentes, que valem como atividades acadêmicas complementares.

Os estágios supervisionados do curso de Ciências Biológicas acontecem a partir do 6°. semestre, quando os alunos começam a frequentar escolas do município para observação da prática docente. No 7°. semestre os alunos realizam o estágio no Ensino Fundamental, com uma etapa de regência das aulas e no 8°. semestre o estágio é realizado no Ensino Médio. O atendimento dos docentes das disciplinas de estágio, na etapa de regência de aula, é individual, devendo o aluno construir seu plano de aula juntamente com o professor de estágio que o acompanha in loco.

Vale ressaltar que pautando toda a metodologia que é utilizada durante o curso, estão os métodos da problematização, práticas pedagógicas, observação, experimentação e contextualização, da maneira que melhor se adapte a cada conteúdo e disciplina, levando em consideração o perfil educacional dos ingressos, justificando a utilização de diferentes práticas constantes do programa para atingir a interdisciplinaridade.

RECONHECIMENTO DO CURSO:
PORTARIA No- 677, DE 27 DE SETEMBRO DE 2006

AUTORIZAÇÃO:
Portaria MEC No. 2785 de 12/12/2001, publicado no Diário Oficial em 17/12/2001

PARECER DO SESu No. 455/2001

INÌCIO:
Janeiro de 2002

MATRIZ CURRICULAR 2002:
Duração de quatro anos com carga horária total de 3200 horas/aula, em regime seriado anual.

MATRIZ CURRICULAR 2003:
Duração de quatro anos com carga horária total de 3512 horas/aula, em regime seriado semestral.

MATRIZ CURRICULAR 2009:
Duração de quatro anos com carga horária total de 3073horas/aula, em regime seriado semestral.

MATRIZ CURRICULAR 2013:
Duração de três anos com carga horária total de 2827horas/aula, em regime seriado semestral.

MATRIZ CURRICULAR 2015:
Duração de quatro anos com carga horária total de 3.277horas/aula, em regime seriado semestral.

Interação de Práticas Pedagógicas é um projeto de responsabilidade do Colegiado de Curso e com a participação de todos os professores. O Projeto institui uma Prática Pedagógica, ocupando 15% da carga horária de cada disciplina, com vistas à transposição do conteúdo de Ensino Superior em nível de Ensino Fundamental ou Médio, e a construção de material didático apropriado ao repasse para o educando. O professor estabelece um conteúdo a ser trabalhado, distribuí para as equipes, orienta a pesquisa bibliográfica e a montagem do material didático. O discente apresenta o conteúdo e o material didático sob forma de aula.

Metodologia da Problematização é uma proposta para integrar os conhecimentos das diversas disciplinas do curso, desde o ingresso do aluno até o 5o. semestre. Esse projeto fica sob responsabilidade de um docente do curso, que estipula docentes responsáveis por cada turma. Os demais docentes participam auxiliando os grupos de alunos que trabalham com temas da área de Ciências Biológicas, que são pertinentes aos problemas encontrados na sociedade (observação da realidade).

 

 

Ambientes específicos do curso

Laboratórios:

  • Física, Biofísica e Fisiologia
  • Química e Bioquímica
  • Paleontologia, Geologia e Física
  • Microbiologia e Parasitologia
  • Biologia Celular e Molecular
  • Histologia, Embriologia e Patologia
  • Botânica
  • Zoologia
  • Museu de Zoologia
  • Museu de Anatomia
  • Anatomia Humana

Salas:

  • Ante-câmara
  • Depósitos de Sais e Reagentes
  • Laminário Técnico
  • Iniciação Científica
  • Herbário / Sala de Quarentena
  • Preparação e Meios

 

 

Área de atuação

Segundo a Resolução n° 10 de 05 de julho de 2003, do Conselho Federal de Biologia, exercer sua profissão em atividades, áreas e subáreas das:
- Análises Clínicas;
- Biofísica;
- Biologia Celular;
- Bioquímica;
- Botânica;
- Ciências Morfológicas;
- Ecologia;
- Educação formal, Educação informal, Educação não formal;
- Ética;
- Farmacologia;
- Fisiologia;
- Genética;
- Imunologia;
- Informática;
- Limnologia;
- Micologia;
- Microbiologia;
- Oceanografia;
- Paleontologia;
- Parasitologia;
- Saúde Pública;
- Zoologia.

 

 

 

 

Site do conselho

Conselho Federal de Biologia: www.cfbio.org.br
CRBio 7(Conselho da região Paraná): www.crbio07.gov.br

Contato

Coordenador: Profª. Mestre Bárbara Melina Viol Barreto
E-mail: barbara@fap.com.br

 

Corpo Docente

Coordenadora do Curso – Profª. Mestre Bárbara Melina Viol Barreto
E-mail: barbara@fap.com.br

Profª. Doutora Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
E-mail: anapaula.foganholi@fap.com.br

Profª. Especialista Ana Paula Catagalli de Aguiar
E-mail: ana.cantagalli@fap.com.br

Profª. Doutora Angélica Marin Lopes
E-mail: angelica.marim@fap.com.br

Profª. Especialista Camila Mello Pereira
E-mail: camila.pereira@fap.com.br

Profª. Mestre Camilla Samira Simoni Bolonhezi
E-mail:camilla.samira@fap.com.br

Prof. Mestre Déverson Rogério Rando
E-mail: deverson.rando@fap.com.br

Prof. Doutor Eduardo Augusto Ruas
E-mail: eduardo.ruas@fap.com.br

Prof. Mestre Eduardo Lemes Monteiro
E-mail: eduardo.monteiro@fap.com.br

Prof. Mestre José Junio da Silva
E-mail: junio.silva@fap.com.br

Prof. Especialista Luciano César Ferreira
E-mail: luciano.ferreira@fap.com.br

Prof. Mestre Miderson Andrei Santana de Souza
E-mail: miderson.andrei@fap.com.br

Prof. Especialista Milena da Silva Ananias
E-mail: milena.silva@fap.com.br

Prof. Especialista Rodrigo Francklin da Silva
E-mail: rodrigo.silva@fap.com.br

Profª. Doutora Sara Mataroli de Godoy
E-mail: sara.godoy@fap.com.br

Profª. Especialista Sirley Biage Maldonado
E-mail: sirley.maldonado@fap.com.br

Profª. Mestre Udson Mikalouski
E-mail: udson.mikalouski@fap.com.br

Profª. Mestre Vera Lucia Delmonico Vilela
E-mail: vera.delmonico@fap.com.br

Profº. Mestre Vinícius Lopes da Silva
E-mail: vinicius.silva@fap.com.br

 

Linhas de Pesquisa

  • Ensino de Ciências e Biologia;
  • Avaliação de problemas ambientais;
  • Biodiversidade das microbacias da região de Apucarana;
  • Biologia voltada para a Saúde.

 

Links úteis e sites recomendados

CONSELHOS DE BIOLOGIA
* Conselho Federal de Biologia: www.cfbio.org.br
* CRBio 7(Conselho da região Paraná): www.crbio07.gov.br/
* Conselho Nacional de Defesa Ambiental: www.cnda.org.br

SOCIEDADES CIENTÍFICAS
* Academia Brasileira de Ciências: www.abc.org.br/index.asp
* Sociedade Brasileira de Etologia: www.etologiabrasil.org.br
* Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência: www.sbpcnet.org.br

MUSEUS
* Museu do mar :www.museudomar.com.br

OUTROS
www.ligaambiental.org.br
www.ambientebrasil.com.br
www.discover.com

Objetivos do curso

Objetivo Geral

Formar um profissional com perfil de educador-pesquisador, dotado de fundamentação teórico-prático apropriada para o desempenho ético e democrático de suas funções de biólogo e professor, assumindo um compromisso com a conservação da biodiversidade e qualidade da educação.

Objetivos Específicos

  • Implementar uma visão generalista para análise da realidade e das particularidades regionais;
  • Desenvolver a consciência crítica no que diz respeito ao posicionamento político, social e ético;
  • Agregar habilidades e hábitos relacionados às formas democráticas de trabalho;
  • Incentivar o empreendedorismo científico e tecnológico por intermédio dos métodos concernentes à prática docente e à pesquisa;
  • Estimular a criatividade e autonomia frente às transformações constantes do processo ensino-aprendizagem;
  • Refletir sobre a própria prática de educador e profissional de forma a aprimorá-la, avaliando seus resultados e conclusões;
  • Incentivar o uso das novas tecnologias no professor e consequentemente pelo aluno como forma de enriquecer e transformar o conhecimento;
  • Integrar os conceitos de cidadania com visão ética e humanista, vinculando a problemática social à atuação profissional;
  • Promover a constante discussão de conceitos, princípios e teorias para capacitar a articulações das diferentes formas do saber, dando ênfase à interdisciplinaridade dos conteúdos;
  • Conscientizar acerca da atuação responsável e de qualidade na conservação e manejo da biodiversidade, saúde, meio ambiente e gestão ambiental;
  • Viabilizar a formação de um profissional transformador da realidade em busca de melhoria da qualidade de vida.

Colegiado

Ana Paula A. M. Foganholi
Bárbara Melina Viol Barreto
Eduardo Augusto Ruas
Vera Lúcia Delmônico Vilela
Udson Mikalouski
Discente: Carlos Rodrigo Teixeira

Núcleo Docente Estruturante

Ana Paula A. M. Foganholi
Bárbara Melina Viol Barreto
Eduardo Augusto Ruas
Vinícius Lopes da Silva
Udson Mikalouski

Representantes de Turma

5º semestre: Poliana Martins da Silva
7º semestre: Carlos Rodrigo Teixeira

Perfil do egresso

A FAP tem como proposição a formação de um profissional em Ciências Biológicas com adequada fundamentação teórica e prática que inclua o conhecimento da diversidade dos seres vivos, a sua organização em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas e as suas respectivas distribuições e relações com o ambiente em que vivem. Esta formação deve proporcionar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, quanto aos conceitos, princípios e teorias. Além disso, deve apresentar as seguintes características:

I.        compreender o significado das Ciências Biológicas para a sociedade e ter consciência de sua responsabilidade como educador nos vários contextos do campo de trabalho e do seu papel na formação de cidadãos.

II.        Visão generalista com atualização constante, ampliando a capacidade de análise das particularidades locais e regionais sem, no entanto, perder de vista a realidade global.

III.        Habilidades e hábitos relativos às diferentes formas de relações democráticas de trabalho, enfatizando o cooperativismo, associativismo, voluntariado e trabalho em equipe.

IV.        Empreendedorismo científico e tecnológico, utilizando para que os instrumentos adequados à prática docente, à pesquisa e à realidade socioambiental.

V.        Criativo e autônomo para dar suporte às transformações cotidianas do processo ensino-aprendizagem.

VI.        Provedor da discussão de conceitos, princípios e teorias, ampliando a capacidade de articulação nas formas de apresentação do saber.

VII.        Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da educação e na gestão ambiental e de saúde.

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