Odontologia

Odontologia

A partir de R$ 1.790,00
veja outras opções

Apresentação

A autorização do curso foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12/06/2019 pela portaria MEC N° 268, DE 11/06/2019.

O curso de Bacharelado em Odontologia da FAP é estruturado numa sólida base técnica e pedagógica. Os conteúdos estão alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Odontologia (DNC) e são trabalhados de forma interdisciplinar e contextualizados, permitindo uma perfeita articulação entre teoria e prática. Isso possibilita aos alunos articular os conhecimentos adquiridos com a realidade de mercado de trabalho.

Procurou-se promover no curso uma profunda reforma no encadeamento e na inter-relação entre as disciplinas propostas no currículo. A reforma curricular do ciclo básico caracterizou-se pela significância, pela otimização e pela pertinência dos fundamentos teóricos em relação ao campo da odontologia e da Saúde Pública e pela articulação com os eixos do conhecimento odontológico durante toda a formação.

Os eixos constituem o ciclo profissionalizante, integrado pelas disciplinas que o compõem necessariamente vinculadas às do ciclo básico. Desse modo, a organização curricular adota como pressupostos: suporte teórico básico pertinente a cada uma das áreas da Odontologia; práticas que integrem suporte teórico e atuação odontológica em diversos cenários da formação; conhecimento do campo de atuação odontológica em sua abrangência; conhecimento teórico de cada uma das áreas específicas da odontologia, quanto ao padrão de desenvolvimento normal das ações a elas relacionadas e as formas de prevenção; conhecimento das patologias em suas diversas naturezas; conhecimento e aplicação de recursos, instrumentos e técnicas para o estabelecimento de avaliação, diagnóstico e escolha de procedimentos terapêuticos; estágio curricular na atuação clínica.

O currículo do curso de Odontologia da FAP inclui aspectos contidos nas habilidades e competências contemplados nas diretrizes curriculares, de forma a considerar a inserção institucional do curso, proporcionando flexibilidade e integração curricular, pautado na ética profissional e ao compromisso e interação com a sociedade.

O currículo do curso Bacharelado em Odontologia da FAP é integralizado pela periodização recomendada em dez (10) semestres, ou seja, prazo mínimo de 10 semestres ou no máximo em 16 semestres no regime acadêmico seriado semestral presencial. O currículo está organizado para atender o total da carga horária de 4062 horas, oferece estágio supervisionado no último ano do curso.

O trabalho de estágio supervisionado é desenvolvido com habilidades necessárias ao bom desempenho do profissional nos laboratórios, clínicas e nos convênios com Instituições da comunidade.

 

Ambientes

Laboratórios de ensino:
- Bioquímica
- Citologia e Histologia,
- Anatomia
- Fisiologia
- Imunologia
- Embriologia
- Patologia
- Imaginologia
- Propedêutica
- Clínica Escola de Odontologia.

 

Área de atuação

O campo de atuação do egresso formado pela FAP é amplo e compreende suas atividades garantidas em lei nos seguintes campos de atuação:
- No ensino superior;
- Como Pesquisador em instituições públicos/privados;
- No exercício autônomo ou contratado da profissão em consultórios e/ou clínicas odontológicas particulares;
- Em planos de saúde odontológicos;
- Em redes de saúde; como o serviço público de saúde (profissional em unidade básica de saúde / programa de saúde da família, centro de especialidades odontológicas, serviço odontológico de urgência);
- As forças armadas (marinha, exército e aeronáutica) com atuação clínica;
- Na polícia militar e corpo de bombeiros com atuação clínica;
- Hospitais públicos ou privados com atuação clínica e/ou de gestão;
- A perícia criminalista com odontolegistas;
- A gestão, administração, consultoria ou auditoria de organizações públicas ou privadas em saúde;
- A ligação à produção e distribuição de materiais odontológicos; ao marketing odontológico.

 

 

Conselho

Conselho Regional de Odontologia do Paraná
http://www.cropr.org.br/

Conselho Federal de Odontologia
http://cfo.org.br/website/

Contato

Coordenador:
Prof. Msc. Julyano Vieira da Costa
E-mail: julyano.vieira@fap.com.br

Corpo Docente

Coordenador do Curso Prof. Msc. Julyano Vieira da Costa
E-mail: julyano.vieira@fap.com.br

Profª. Dra. Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
E-mail: anapaula.foganholi@fap.com.br

Profª. Msc. Bárbara Grecco de Lima
E-mail: barbara.lima@fap.com.br

Profª. Msc. Bárbara Melina Viol Barreto
E-mail: barbara@fap.com.br

Profª. Msc. Camila Vieira da Silva
E-mail: camila.vieira@fap.com.br

Profª. Msc. Camilla Samira de Simoni Bolonhezi
E-mail: camilla.samira@fap.com.br

Prof. Esp. Carlos Henrique Przybysz
E-mail: carlos.henrique@fap.com.br

Prof. Dr. Eduardo Augusto Ruas
E-mail: eduardo.ruas@fap.com.br

Profª. Dra. Elen de Souza Tolentino
E-mail: elen.tolentino@fap.com.br

Profª. Msc. Isabela Silva Rocha
E-mail: isabela.rocha@fap.com.br

Prof. Msc. José Junio da Silva
E-mail: jose.junio@fap.com.br

Prof. Dr. Lisandro Rogério Modesto
E-mail: lisandro.modesto@fap.com.br

Prof. Esp. Luciano Cesar Ferreira
E-mail: luciano.ferreira@fap.com.br

Prof. Msc. Miderson Andrei de Souza Santana
E-mail: miderson.andrei@fap.com.br

Prof. Dr. Pablo Andrés Amoroso Silva
E-mail: pablo.silva@fap.com.br

Profª. Msc. Tereza Cristina Roschel Giffoni
E-mail: tereza.giffoni@fap.com.br

Prof. Msc. Udson Mikalouski
E-mail: udson.mikalouski@fap.com.br

Prof. Msc. Yuri Bruniera Padula
E-mail: yuri.bruniera@fap.com.br

 

 

 

Linhas de pesquisa

- Formação de recursos humanos e políticas de educação e saúde;
- Diagnóstico e prevenção das condições bucais e sistêmicas;
- Avaliação clínica e laboratorial de técnicas e materiais odontológicos;
- Tratamento de lesões bucais.

Links úteis e sites recomendados

Conselho Federal de Odontologia
http://cfo.org.br/

Conselho Regional de Odontologia
http://www.cropr.org.br/

Associação Brasileira de Odontologia
https://www.abo.org.br/

Conselho Nacional de Saúde
http://conselho.saude.gov.br/

Secretaria de Saúde do Paraná
http://www.saude.pr.gov.br/

Prefeitura Municipal de Saúde
http://www.apucarana.pr.gov.br/site/

Objetivos do curso

Objetivo Geral
O Curso de Bacharelado em Odontologia da FAP tem por objetivo geral promover a graduação de um profissional altamente diferenciado, conhecedor das necessidades sociais, considerando as dimensões sociais, econômicas e culturais do país. A filosofia do nosso curso preconiza soluções criativas para a abordagem dos problemas detectados, formando assim um perfil generalista, seguindo os preceitos de promoção da Saúde Pública, comprometido com a sociedade brasileira. A abordagem também procura capacitar o profissional a atuar na comunidade, adequando seus conhecimentos acadêmicos à população e às condições do local onde irá exercer sua atividade.

Objetivos Específicos
O Curso de Odontologia da FAP se propõe a formar o Cirurgião-Dentista com conhecimentos amplos e gerais para o desenvolvimento pleno de suas atividades como profissional de saúde vislumbrando os seguintes objetivos:
- Atuar na sociedade integrados às equipes multidisciplinares organizadas para atenção à saúde, onde os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e de princípios sociais e da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, com a resolução do problema de saúde individual e coletiva;
- Tomar decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
- Ter comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não-verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
- Liderar: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
- Administrar e gerenciar: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
- Educar-se permanentemente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, obtendo uma sedimentação de conhecimento. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

 

 

 

 

Colegiado

Dra. Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
Msc. Bárbara Melina Viol Barreto
Dr. Eduardo Augusto Ruas
Msc. Julyano Vieira da Costa
Dr. Lisandro Rogério Modesto

Núcleo Docente Estruturante 

Dra. Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
Msc. Bárbara Melina Viol Barreto
Dr. Eduardo Augusto Ruas
Msc. Julyano Vieira da Costa
Dr. Lisandro Rogério Modesto

Perfil do Egresso

O Curso de Odontologia da FAP foi concebido como instrumento básico para a formação de um profissional generalista da saúde, capaz de prevenir, promover, proteger, diagnosticar, e reabilitar a saúde, tanto no nível individual quanto no coletivo. O profissional da FAP está sendo preparado para assegurar que sua prática seja realizada de forma integra e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos.

O Curso de Odontologia da FAP formará um profissional para realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como público.

O curso de Odontologia também habilita o cirurgião-dentista ao ensino e ao desenvolvimento de pesquisas na sua área de atuação, bem como direcionar sua atuação para multidisciplinaridade, dada a natureza do seu objeto de estudo.
O egresso do curso será, antes de tudo, em agente de transformação social, com consciência da dimensão ética na construção da cidadania enquanto patrimônio coletivo da sociedade civil e, acima de tudo, da justiça.

O Curso de Graduação em Odontologia da FAP tem como perfil do formando egresso/profissional o Cirurgião Dentista, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor técnico e científico, sem fazer a dicotomia dos mesmos, capacitado ao exercício de atividades referentes à saúde bucal da população, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

O cirurgião-dentista aqui formado possuirá uma sólida formação acadêmica, adequada à realidade da Saúde Pública da população brasileira. É um cirurgião-dentista generalista, com ampla visão preventiva, voltado para a resolução dos problemas da saúde bucal, sob a perspectiva da saúde geral. Apto a atuar na comunidade, integrado a equipes de saúde, multidisciplinar e multiprofissional.