Portal Fap
Fap NewsCentral de Atendimento Fap
Portal Fap
  • A FAP
    • Campus Geral
    • Corpo Administrativo
    • Histórico
    • Missão e Visão
    • Relatório de Transparência e Igualdade Salarial
  • GRADUAÇÃO
    • Ciências Exatas
      • Sistemas de Informação
    • Ciências Sociais Aplicadas
      • Administração
      • Direito
    • Ciências da Saúde
      • Biomedicina
      • Enfermagem
      • Fisioterapia
      • Nutrição
      • Odontologia
      • Psicologia
    • ENGENHARIAS
      • Engenharia Agronômica
      • Engenharia Ambiental
      • Engenharia Civil
  • PÓS GRADUAÇÃO
    • INJETÁVEIS E HARMONIZAÇÃO NA ESTÉTICA FACIAL, CORPORAL E CAPILAR
  • EXTENSÃO
    • Cursos de Férias 2025
    • ANAIS DE EVENTOS
      • XIX FÓRUM CIENTÍFICO
      • XVIII FÓRUM CIENTÍFICO
      • XVII FÓRUM CIENTÍFICO
      • XVI FÓRUM CIENTÍFICO
      • XV FÓRUM CIENTÍFICO
      • XIV FÓRUM CIENTÍFICO
      • XIII FÓRUM CIENTÍFICO
      • XII FÓRUM CIENTÍFICO
      • XI FÓRUM CIENTÍFICO
    • Cursos de Extensão
    • Atividades
    • Projetos
      • Cuidados Paliativos
      • Projeto de Doação de Sangue
      • RECICLAFAP
    • Certificados
  • Projetos
  • PESQUISA
  • VESTIBULAR
  • DEPARTAMENTOS
    • BIBLIOTECA
      • A Biblioteca
      • Banco de TC
      • Portal de Periódicos
      • Bibliotecas Virtuais
      • FAP Ciência – Revista Científica
      • Normas para trabalhos
      • Regulamentos
      • Renovação de livros
    • Financeiro
    • Gestão de Pessoas
      • Editais de contratação
      • Envie seu currículo
    • SECRETARIAS
      • SECRETARIA ACADÊMICA
        • Calendario Acadêmico
        • Manual do aluno
        • Protocolo
        • Verificador de autenticidade
      • SECRETARIA DE PESQUISA
        • SEPESQ
      • Secretaria Institucional
        • Regimento Geral
        • Secretaria Institucional
    • TI
      • NORMAS PARA UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
      • TI
  • ONLINE
    • Aluno
    • Revista Fap News
    • Biblioteca
    • BIBLIOTECA VIRTUAL
      • MINHA BIBLIOTECA
      • BIBLIOTECA VIRTUAL PEARSON
    • Consulta de Diploma Digital
    • Consulta de Histórico Digital
    • Download de aluno
    • Egressos
    • Gestor
    • NEAD
    • Professor
    • Upload de professores
  • SERVIÇOS
    • Clínica Escola
    • Empresa Júnior
    • Formatura
    • Links sites de pesquisa
    • Localização e como chegar
    • Núcleo de Práticas Jurídicas
    • Revistas Científicas
  • ÓRGÃOS
    • Cep
    • CPA
    • NAE
    • NAP
    • NEAD
    • NRS
    • Núcleo de Estágio
    • PROUNI
  • CONTATO
    • Fale conosco / Ouvidoria
    • Localização e como chegar

Nutrição e o Transtorno do Espectro Autista

Home| Nutrição| Nutrição e o Transtorno do Espectro Autista

24
fev, 2021
Por FAP - Faculdade de Apucarana
Nutrição e o Transtorno do Espectro Autista
  • Nutrição
  • Sem comentários

Nutrição e o Transtorno do Espectro Autista

Por: Professora Ana Carina Fazzio

Dentro da área materno infantil, a nutrição impacta de forma significativa na qualidade de vida deste público. Em especial as crianças podem ser beneficiadas através de uma alimentação saudável variada e equilibrada, que além de fornecer todo aporte de macro e micronutrientes, forma os hábitos alimentares proporcionando uma relação saudável com a comida.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio no desenvolvimento neurológico, com início na infância, caracterizado por problemas no relacionamento social, prejuízos na comunicação verbal e não verbal e no comportamento. No que diz respeito à alimentação e nutrição os autistas tem forte tendência à seletividade alimentar, ao sobrepeso e obesidade bem como apresentar distúrbios gastrointestinais.

Quando falamos em seletividade alimentar, o comportamento mais comum nestes pacientes é a recusa de frutas e vegetais e a tendência a selecionar alimentos de um único grupo alimentar. Embora os parâmetros de crescimento dessas crianças em regra sejam normais, a restrição da dieta leva ao consumo inadequado de nutrientes. Estudos sugerem que crianças com autismo podem necessitar de maior aporte de ômega 3, ácidos graxos essenciais, nutrientes antioxidantes (vitaminas A, C, E, selênio), suplementação de magnésio, cálcio e zinco e dieta para eliminar alergias.

A resistência às novas experiências alimentares aliadas a seletividade, são causadoras da inadequação nutricional. Estudo realizado com crianças autistas apresentou que há deficiências em aminoácidos essenciais, o que acarreta em baixa ingesta de vitamina D, ferro e cálcio, comprometendo o desenvolvimento ósseo e o sono.

Alterações no trato gastrointestinal dos pacientes portadores de autismo foram apontadas como possíveis causadoras do TEA. As crianças estão mais propensas a apresentarem esses sintomas, pois possuem uma alimentação mais rica em conservantes e pobre em nutrientes, o que pode afetar o funcionamento cerebral. Sintomas como flatulência, inchaço abdominal e fezes alteradas são comuns no paciente autista e ocorrem, principalmente, devido à disbiose que ocorre, pois a quantidade de bactérias patogênicas na microbiota intestinal é anormal. Estratégias nutricionais como dieta livre de glúten e caseína, restrição de alérgenos, uso de probióticos e suplementos alimentares têm sido propostas aos pais de crianças autistas, com melhora no comportamento destas.

Diante de todas as dificuldades apresentadas, o nutricionista tem papel fundamental no tratamento desta patologia, pois através da dietoterapia bem como a educação nutricional, é possível que os pacientes tenham melhora no estado nutricional, comportamento alimentar, sintomas gastrointestinais e demais sintomas inerentes ao autismo. É importante salientar que o processo de educação nutricional se estende aos pais , uma vez que o ambiente adequado e condutas semelhantes entre os familiares, irão garantir o êxito do tratamento.

 

REFERÊNCIAS

CARVALHO, J. A.; SANTOS, S. C. S.; CARVALHO, M. P.; SOUZA, L. S. Nutrição e autismo: considerações sobre a alimentação do autista. Revista Científica do ITPAC. v.5, n.1. Virginia, 2012.

GARCÍN, P. R. C. et al. Manifestaciones gastrointestinales en niños con transtorno de espectro autista; An Med, v. 60, n.4, 2015.

GAZOLA, F.; CAVEIÃO, C. Ingestão de lactose, caseína e glúten e o comportamento do portador de autismo. Revista Saúde Quantica, vol. 4, n. 4, 2015.

LAZARO, C et al. Do probiotics exert beneficial effects on the manifestations of autism spectrum disorders?. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria, v. 21, p. 60-69, 2017.

LAZARO, C. P. PONDÉ, M.P. Narratives of mothers of children whith autismo spectrum disorders: focus on eating behavior. Trends Psychiatry Psycother. 39(3): 180-187, 2017.

LUÇARDO, J.C et al. Interest in food and triglyceride levels in children andadolescentes with autistic spectrum disorder. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro,2020.

MURCH, S. H. et al. Disruption of sulphated glycosoaminoglycans in intestinal inflammation. Lancet, London, 1993.

WINTER, H; BLUE, T. Disfunções Gastrointestinais em Transtornos do EspectroAutista (TEA). 2009.

Sobre a FAP - Faculdade de Apucarana

Últimas notícias

25 de fevereiro de 2025 | FAP - Faculdade de Apucarana Colação de grau...

No dia 13/02/2025, a Fap realizou a colação de grau

4 de fevereiro de 2025 | FAP - Faculdade de Apucarana Capacitação Pedagógica...

No período de 29 à 31 de janeiro, o NAP

1 de outubro de 2024 | FAP - Faculdade de Apucarana DIA DA RESPONSABILIDAE...

Na semana da responsabilidade social entre os dias 16 a

1 de outubro de 2024 | FAP - Faculdade de Apucarana CERIMONIAL IX PSICON

No dia 19/09/2024 aconteceu a nona edição do PSICON que

17 de junho de 2024 | FAP - Faculdade de Apucarana REUNIÃO ACIA

REUNIÃO ACIA A direção da FAP participou de reunião com

logo

A Faculdade de Apucarana é uma instituição de educação superior, isolada, privada. Rege-se pela legislação educacional do Sistema Federal de Ensino, por seu Regimento Geral, e pelo estatuto de sua entidade mantenedora - o Centro de Ensino Superior de Apucarana - no que for pertinente.

Contato

  • Rua Osvaldo de Oliveira, 600
    Jardim Flamingos
    CEP 86811-500
    Apucarana - Paraná
  • Central de atendimento: (43) 99975-1729
    Fone: (43) 3033-8900
  • fap@fap.com.br

Parceiros

© 2026 Fap. Todos os direitos reservados.
FAPmail | Webmail | Trabalhe Conosco