Enfermagem

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Apresentação

Atos de Autorização

Portaria: 2.311 Órgão Expedido: Ministério da Educação Data: 25/10/2001 Publicação: 29/10/2001 Processo Protocolo/MEC: 23000.008852/00-59 Despacho de autorização: 133/2001

Atos de Reconhecimento

Portaria: 677 Órgão Expedidor: Ministério da Educação Data: 27/09/2006

Atos de Renovação do Reconhecimento Portaria: 820 Órgão Expedidor: Ministério da Educação Data: 30/12/2014 Publicação: 02/01/2015

Atos de Renovação do Reconhecimento Portaria: Nº 457 Órgão Expedidor: Ministério da Educação. Data :29 /11/ 2023 Publicação 30/11/2023

Ambientes específicos do curso

Para as aulas práticas, a FAP disponibiliza laboratórios de Química/Bioquímica, Biologia Celular, Histologia, Anatomia, Imunologia, Microbiologia/Parasitologia, Fisiologia/Farmacologia, além de 02 laboratórios de semiologia e semiotécnica exclusivos para as aulas práticas de Fundamentos do Cuidado Humano. As práticas de campo são desenvolvidas em hospitais e unidades básicas de saúde, além de visitas técnicas em outras instituições de saúde.  

Área de atuação

O Enfermeiro exerce sua profissão com autonomia e atua, juntamente com a equipe de saúde, para melhorar a qualidade de vida do indivíduo, da família, da comunidade e da humanidade. ÁREAS DE ATUAÇÃO: • Hospitais e clínicas públicas ou privadas; • Unidades de saúde públicas; • Auditoria e Consultoria de Enfermagem; • Participação nos Programas de Saúde Pública; • Participação nas equipes dos Programas de Saúde da Família; • Docência do Ensino Técnico e Superior

Site do conselho

Site: http://www.corenpr.org.br/ Endereço da Subseção Maringá: Avenida João Paulino Vieira Filho, 362 – Ed. Mandarino, 4º andar, Sala 42, Maringá – PR, CEP 87020-015. Fone: (44) 3269-2355.

Contato

Coordenadora:
Prof. Esp. Rita de Cassia Rosiney Ravelli
E-mail: rita.ravelli@fap.com.br

Corpo Docente

Coordenadora do Curso:
Profª. Esp. Rita de Cassia Rosiney Ravelli
E-mail: rita.ravelli@fap.com.br

Prof. Esp. Andrea Sabag Duarte
E-mail: andrea.duarte@fap.com.br

Profª Esp. Amanda Ramalho
E-mail: amanda.ramalho@fap.com.br

Profª. Msc. Barbara Aparecida Dobiesz
E-mail: barbara.aparecida@fap.com.br

Profª. Drª Camilla Samira de Simoni Bolonhezi
E-mail: camilla.samira@fap.com.br

Profº. Esp. Carlos Henrique Przybsz
E-mail: carlos.henrique@fap.com.br

Profª. Drª Cássia Calixto de Campos
E-mail: cassia.calixto@fap.com.br

Profº. Esp. Claudio de Jesus da Silva Borges
E-mail: claudio.borges@fap.com.br

Profº. Dr. Eduardo Augusto Ruas
E-mail: eduardo.ruas@fap.com.br

Prof. Dr. José Junio da Silva
E-mail: jose.junio@fap.com.br

Profº. Esp.Luciano Cesar Ferreira
E-mail: luciano.ferreira@fap.com.br

Profº. Msc. Marlene Mariotto Gaspar
E-mail: marlene.mariotto@fap.com.br

Profª. Msc. Tatiana Marin
E-mail: tatiana.marin@fap.com.br

Profª Esp. Thais Patricia da Silva Torres
E-mail: thais.patricia@fap.com.br

Profª. Msc. Vera Lucia Delmonico Vilela
E-mail: vera.delmonico@fap.com.br

 

 

Linhas de Pesquisa

Em 12 de agosto de 2016, o Curso de Enfermagem da FAP criou o Grupo de Pesquisa Enfermagem e o Cuidado Humano – GPECH, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O GPECH tem como líderes, o Prof. Dr. Vladimir Araujo da Silva e a Profa. Me. Joisy Aparecida Marchi de Miranda, e apresenta as seguintes linhas de pesquisa:

– Cuidado de enfermagem na saúde da criança e do adolescente;
– Cuidado de enfermagem na saúde da mulher e do neonato;
– Cuidado de enfermagem na saúde mental;
– Cuidado de enfermagem na atenção básica à saúde;
– Cuidado de enfermagem na saúde do adulto e do idoso.

Acredita-se que a criação e cadastro do GPECH no CNPq estimulará o interesse dos acadêmicos pela pesquisa e a divulgação do conhecimento científico por eles produzido, sob a orientação de docentes da FAP, honrando sua missão: “Gerar e difundir com princípios éticos, conhecimentos por meio do ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais capazes de interagir frente à realidade, promovendo o desenvolvimento social”. Por esta razão, o GPECH também está aberto a acolher egressos do Curso de Enfermagem da FAP e à comunidade externa.    

Links úteis e sites recomendados

COFEN: www.portalcofen.gov.br ABEN: www.abennacional.org.br COREN PR: www.corenpr.org.br Informações gerais na área da saúde: Ministério da Saúde: www.saude.gov.br DATASUS: http://www2.datasus.gov.br   Artigos Científicos: www.scielo.br Revistas: Revista da Escola de Enfermagem da USP www.scielo.br/reeusp Acta Paulista de Enfermagem www.scielo.br/ape Revista Latino-Americana de Enfermagem www.scielo.br/rlae Texto & Contexto Enfermagem www.scielo.br/tce Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1519-3829&lng=pt&nrm=iso Revista de Saúde Pública http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0034-8910&lng=pt&nrm=iso Brasilian Journal of Microbiology http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1517-8382&lng=pt&nrm=iso Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0004-2730&lng=pt&nrm=iso Revista Cogitare www.cogitare.ufpr.br Revista Gaúcha de Enfermagem www.scielo.br Reben – Revista Brasileira de Enfermagem reben@abennacional.org.br Revista Escola de Enfermagem da USP www.scielo.br/reeusp Revista Escola Anna Nery www.scielo.br/ean Revista Nursing www.nursing.pt  

Objetivos do curso

Formar enfermeiros com conhecimento técnico e científico, capacidade crítica e reflexiva na tomada de decisão, habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal, e responsabilidade ética, imprescindíveis para o exercício da Enfermagem, o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção à saúde, diagnóstico e prescrição de cuidados de Enfermagem, reabilitação e cuidados paliativos, respeitando a dignidade humana e os preceitos éticos e legais da profissão.   Objetivos específicos: – Oferecer recursos e condições favoráveis à construção do conhecimento necessário para cuidar do ser humano em sua integralidade, subsidiando suas necessidades biopsicossocioespirituais, respeitando seus valores, crenças e contexto social; – Atender às necessidades da comunidade local e regional, por meio de ações sociais e projetos de extensão; – Assumir o papel de agente participante no processo ensino-aprendizagem, assim como propiciar as ações de educação continuada; – Utilizar os diferentes serviços de saúde como campos de estágio, subsidiando aos acadêmicos, oportunidades de identificar os condicionantes e determinantes de saúde e doença, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico; – Identificar recursos de cuidado, buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática baseada em evidências; – Preservar a postura ética e a responsabilidade nas práticas clínicas dos acadêmicos; – Comprometer-se com o autoaprendizado na busca do conhecimento, por meio da participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, atualização e especialização nos cursos de pós-graduação.  

Colegiado

Profª. Esp. Rita de Cassia Rosiney Ravelli
Prof. Esp. Cláudio da Silva Borges
Profª. Msc. Barbara Aparecida Dobiesz
Profª. Esp. Thais Patricia da Silva Torres
Representante discente: Luana Ogido Zerbetto

Núcleo Docente Estruturante

Profª. Esp. Rita de Cassia Rosiney Ravelli
Profª. Drª Ana Paula do Amaral Mônaco Foganholi
Prof. Dr. Eduardo Augusto Ruas
Prof. Dr. José Junio da Silva
Profª. Msc.Tatiana Marin

Representantes de Turma

1º semestre: Samanta Barbosa do Nascimento Viana
3º Semestre: Gabriela Fernanda Alves
5º Semestre: Ketrilin Lima Maia
7º Semestre: Eduardo Antônio de Rezende
9º Semestre: Junior Cesar Cogo.

Perfil do egresso

O perfil do egresso do Curso de Enfermagem da FAP deverá contemplar conhecimentos técnico-científico, éticos, humanísticos e políticos, além do raciocínio clínico, o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões, indispensáveis para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, ancorado no cuidado humano. Idealiza-se a formação de enfermeiros generalistas, capazes de identificar as necessidades do indivíduo, da família e da comunidade, através de uma visão holística, realizando intervenções de caráter gerencial, educativo e assistencial, valorizando o ser humano em sua totalidade e respeitando os aspectos éticos e legais de sua profissão. O egresso deverá, ainda, comprometer-se com a autoaprendizagem e o desenvolvimento profissional por meio da pesquisa e dos cursos de pós-graduação, contribuindo para a qualidade do processo do cuidado.