Pedagogia

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Apresentação

O Curso de Licenciatura em Pedagogia obteve Autorização de funcionamento pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura, PORTARIA nº 506 de 17 de agosto de 2006. O Curso teve início em 2007, com a carga horária de 3.310 horas em três anos e meio (sete semestres). A partir de 2011 houve mudança na matriz curricular sendo a carga horária de 3285 horas em quatro anos (oito semestres). A partir da abertura do curso em 2007, em todos os anos seguintes houve abertura de turmas, sendo a primeira turma formada em 2010. Houve formatura também em 2011 e em todos os anos seguintes. A partir de 2013 houve mudança na matriz curricular, que passou a ter a carga horária de 3.205 horas em quatro anos (oito semestres). O curso foi reconhecido pelo MEC – Ministério de Educação e Cultura em outubro de 2011, conforme protocolo Nº 200908379, no qual se registra a seguinte avaliação:

Dimensão 1: Conceito 5
Dimensão 2: Conceito 4
Dimensão 3: Conceito 4

Portanto, o Curso de Pedagogia na Faculdade de Apucarana – FAP apresenta um perfil excelente, com o CONCEITO FINAL: 4, de qualidade, no que tange à formação do pedagogo, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia.

MATRIZ CURRICULAR 2020 
Duração de quatro anos com carga horária total de 3.362 horas/aula, em regime seriado semestral.

Missão e Visão do Curso de Pedagogia

O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como missão consolidar por meio do ensino, pesquisa e extensão, a formação do profissional na área da educação investigador/pesquisador/crítico/reflexivo que articule no seu desempenho os saberes teórico-práticos e defina sua identidade profissional com princípios éticos, contribuindo com a comunidade em seu crescimento cultural, social e humano. Sua visão na área educacional é ser um referencial na formação humana, contribuindo com a promoção da qualidade da educação e consequentemente da vida, viabilizando acesso ao mercado de trabalho na área da educação, superando as expectativas do sistema educacional na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, à formação de professores e de profissionais na área de gestão em espaço escolar e não escolar.

Área de atuação

O Pedagogo egresso do curso de Pedagogia da FAP terá como área de atuação:

• Docência na Educação Infantil;
• Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano;
Docência na Educação de Jovens e Adultos
• Docência das disciplinas pedagógicas no Ensino Médio – Formação de Docentes;
• Gestão Pedagógica Escolar na Educação Básica;
• Gestão Pedagógica em Espaço não escolar.

Metodologia

A metodologia proposta pelo Curso de Pedagogia é construída na busca de romper a verticalidade na relação pedagógica educador-educando, a partir de uma prática pedagógica democrática, em que os envolvidos no processo incorporem uma ação inovadora rompendo com a fragmentação tradicional do conhecimento e privilegiando o teórico-prático, por meio de trabalhos intelectuais, que visem ao aprimoramento do conhecimento científico; a interdisciplinaridade dos conteúdos no semestre; as práticas pedagógicas, com a articulação dos trabalhos individuais, coletivos e interativos. Dentre as atividades propostas destacam-se: Projetos; Trabalhos em equipe (Debate, Philips 66, Tempestade cerebral, GVGO e Seminários); Práticas de docência e gestão educacional; Problematização; Observação; Experimentação; Estudos de Casos; Interdisciplinaridade; EAD; Laboratórios de Informática, de Ciências Biológicas, de Ensino; Brinquedoteca; Atividades complementares e Estágios Supervisionados.

Contato

Coordenadora: Profª. Ma.  Rosana Meire Cazadei Rezende
E-mail: rosana.rezende@fap.com.br

Corpo docente

Coordenadora do Curso:
Profª. Mestre Rosana Meire Cazadei Rezende
E-mail: rosana.rezende@fap.com.br

Profª. Especialista Amanda Maria de Almeida Ramalho
E-mail: amanda.ramalho@fap.com.br

Profª. Doutora Ana Paula do Amaral Monaco Foganholi
E-mail: anapaula.foganholi@fap.com.br

Profª. Especialista Ana Paula Cantagalli de Aguiar
E-mail: ana.cantagalli@fap.com.br

Profª. Mestre Barbara Melina Viol Barreto
E-mail: barbara@fap.com.br

Profª. Mestre Camilla Samira de Simoni Bolonhezi
E-mail: camilla.samira@fap.com.br

Prof. Mestre Deverson Rogério Rando
E-mail: deverson.rando@fap.com.br

Prof. Mestre Eduardo Lemes Monteiro
E-mail: Eduardo.monteiro@fap.com.br

Profª. Mestre Gabriela da Silva Sacchelli
E-mail: gabriela.sacchelli@fap.com.br

Profª. Especialista Hébila Fontana Duarte
E-mail: hébila.fontana@fap.com.br

Prof. Doutor José Junio da Silva
E-mail: junio.silva@fap.com.br

Profª. Mestre Marlene Mariotto
E-mail: marlene.mariotto@fap.com.br

Profª. Especialista Milena da Silva Ananias
E-mail: milena.silva@fap.com.br

Profª. Doutora Paula Tamyres Moya
E-mail: Paula.moya@fap.com.br

Profª. Mestre Sirley Biage Maldonado
E-mail: sirley.maldonado@fap.com.br

Profª. Doutora Sueli de Fátima Dias
E-mail: sueli.dias@fap.com.br

Prof. Especialista Valmir Xavier de Oliveira
E-mail: valmir.xavier@fap.com.br

 

Linhas de pesquisas

• Cognição;
• Aprendizagem;
• Desenvolvimento Humano.

Objetivos do curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAP destina-se à formação do profissional para exercer funções de magistério na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Formação de Docentes, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, gestor em espaço escolar e não escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Objetivo Geral

Consolidar a formação de um profissional da área da educação, priorizando a formação do professor para a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, como também docência em disciplinas pedagógicas e gestor, tendo uma visão de investigador, pesquisador, crítico e reflexivo que articule no seu desempenho os saberes teórico-práticos que definam sua identidade profissional.

Objetivos Específicos

• Capacitar a formação do profissional da área da educação em sua trajetória pessoal e desenvolvimento profissional, como agente transformador da realidade em busca de melhoria da qualidade da educação e consequentemente de vida;
• Agregar conceitos definindo o perfil de um educador ético/moral/estético ao compromisso individual e social com a realização do verdadeiro, do belo e do bom
• Planejar, executar e avaliar o contexto histórico e sociocultural do sistema educacional da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e à formação de professores e de profissionais na área de serviço e apoio escolar;
• Aplicar em práticas educativas de conhecimentos de processos de desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, nas dimensões física, cognitiva, afetiva, estética, cultural, lúdica, artística, ética e biossocial;
• Estudar as relações entre educação e trabalho, diversidade cultural, etnia-racial, educação indígena, inclusão, sustentabilidade, entre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea;
• Planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar projetos e experiências educativas em contextos escolares e não-escolares.
• Promover reflexões da inter-relação entre ensinar e aprender a partir de suas instancias epistemológicas, metodológicas e tecnológicas, elementos estes básicos à prática docente e à pesquisa;
• Estimular a criatividade e autonomia frente às transformações constantes do processo ensino-aprendizagem;
• Incentivar o uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem como ferramenta de enriquecimento metodológico na aquisição do conhecimento.

Membros do Colegiado

Profª. Mestre Rosana Meire Cazadei Rezende
Profª. Doutora Ana Paula do Amaral Monaco Foganholi
Profª. Mestre Barbara Melina Viol Barreto
Prof. Doutor José Junio da Silva
Profª. Mestre Sirley Biage Maldonado
Representante discente: Giovanna Caroline Soares do Nascimento Bernardes da Silva

Núcleo Docente Estruturante

Profª. Mestre Rosana Meire Cazadei Rezende
Profª. Doutora Ana Paula do Amaral Monaco Foganholi
Profª. Mestre Barbara Melina Viol Barreto
Prof. Doutor José Junio da Silva
Profª. Mestre Sirley Biage Maldonado

Representantes de Turma

7º semestre: Giovanna Caroline Soares do Nascimento Bernardes da Silva

Perfil do egresso

O Curso de Pedagogia da FAP consolida-se na formação do educador, priorizando a função de professor na Educação Infantil, anos Iniciais do Ensino Fundamental, como também docência em disciplinas pedagógicas nos Cursos em Nível Médio, na Modalidade Normal e de Educação Profissional; Gestão Pedagógica em Espaços Escolar e não Escolar. Um educador com perfil de Pesquisador/Crítico/Reflexivo que possa atuar mais especificamente como intelectual e transformador da realidade, com reflexão sobre sua ação. Gerenciar com segurança e equilíbrio aos problemas do cotidiano escolar, comprometendo-se com os princípios morais, éticos, estéticos como ponto norteador de sua ação formadora de cidadãos livres, justos, solidários, conscientes e autônomos. Um educador que possua um espírito crítico diante do conhecimento e de sua aplicação o que inclui uma visão independente e capacidade de julgamento racional do homem e da sociedade, voltado sempre para a promoção da pessoa humana.

Habilidades e Competências

O Curso de Pedagogia da FAP tem como objetivo desenvolver um trabalho coerente entre a formação acadêmica e a prática do futuro pedagogo, consolidando as habilidades e as competências, contemplando diferentes âmbitos do conhecimento necessário à atuação profissional, através da proposta pedagógica. Esse processo está embasado no princípio metodológico da ação-reflexão-ação.
Portanto, as competências e habilidades no contexto da atual sociedade que passa por transformações e evoluções científicas e tecnológicas devem estar voltadas para a construção de uma cidadania com saberes que permitam enfrentar os desafios, postos pela sociedade atual, de formas críticas, conscientes e transformadoras.

• Competência e Habilidade do comprometimento com os valores: Éticos, Políticos e Estéticos; Compreensão do Papel Social da Escola; Domínio dos conteúdos e seus significados em diferentes contextos e de sua articulação interdisciplinar; Domínio do conhecimento pedagógico; Conhecer processos de investigação para aperfeiçoamento da prática pedagógica; Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.